quarta-feira, 25 de julho de 2007

Mercedes-Benz GL 320 CDI

Mercedes-Benz GL 320 CDI - As formas quadradas promovem uma imponência inquestionável e o seu tamanho gigante (mais de cinco metros) também ajuda. Mas nota-se requinte em alguns detalhes na estética exterior que servem de cartão de visita ao luxo que vamos encontrar a bordo.

Os bancos em pele (1301 euros) são extremamente confortáveis (o do condutor é ortopédico, 400 euros), todas as regulações são eléctricas (três memórias para o condutor, 968 euros) e ainda colocam à disposição aquecimento e ventilação (1640 euros). Mas não é tudo. Com mais de cinco metros, o GL pode ter sete lugares (2523 euros). Os dois bancos que formam essa última fila possuem um fantástico sistema eléctrico de rebatimento, que torna extremamente simples e prático de alterar a lotação do GL de cinco para sete lugares. O espaço disponível é muito bom e serve com conforto dois passageiros com cerca de 1,80 m. Com esta configuração de sete lugares a bagageira passa dos 1240 litros de capacidade para os 300 litros, mas mesmo assim serve com dignidade o arrumo das malas para um fim-de-semana.

Associado a este motor três litros com 224 cv está uma boa caixa automática de sete velocidades. As prestações são justas, face ao peso, mas este seis cilindros revela estar no limite de levar com à-vontade as 2,5 toneladas de peso deste Mercedes. Os consumos disparam em cidade, para perto dos 15 litros e em estrada é difícil baixar dos 12/13 litros, mesmo com a suspensão pneumática a baixar a altura do GL em 15 mm acima dos 120 km/h. Por outro lado, o conforto de rolamento é inquestionável. A par da qualidade geral, são as notas dominantes e os dados de maior valor a bordo do GL. Boa absorção das irregularidades e um ambiente a bordo tranquilizante, fazem com que qualquer viagem pareça sempre mais perto. É nas estradas sinuosas onde o GL se mostra menos à-vontade, com o peso a sentir-se em demasia, mesmo quando não levamos qualquer carga a bordo. O conforto é prioridade máxima e isso volta a ser enaltecido quando chegamos à auto-estrada. A suspensão possui três modos de regulação (conforto, normal e desportivo), mas em qualquer um deles é a suavidade de rolamento que mais se impõe.

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