sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Jeep Wrangler 2.8 CRD MTX Sport Pick up

Jeep Wrangler 2.8 CRD MTX Sport Pick up - Parte importante dessas melhorias deve-se à combinação de um chassis 100% mais rígido com amortecedores mais eficientes. Este também é o Wrangler mais carregado de ajudas electrónicas de sempre, contando com ESP, controlo de tracção, sistema de prevenção ao capotamento, ABS com Brake Assist, e airbags frontais da última geração. Sistemas que, na sua maioria, primam pela ausência no seu principal (perdão, único) concorrente, o Land Rover Defender 90 Soft Top.

A aposta da marca nesta nova geração é bem demonstrada pela adopção do motor 2.8 Diesel de 177 cv, a primeira vez que tal opção está disponível fora dos Estados Unidos para um veículo de uso civil. Com 2777 cc de cilindrada, este quatro cilindros de dupla árvore de cames à cabeça e 16 válvulas possui uma especificação bastante avançada. Entre os pontos de destaque temos o turbocompressor de geometria variável com controlo electrónico, a injecção common rail Bosch EDC 16 com injectores Piezo e cambota em aço forjado com oito contrapesos.

Quem não se aguenta com o andamento do motor é o chassis. Com limites de aderência muito baixos, o resultado é um ESP demasiado solícito e algo inconsistente na sua actuação. A única diferença entre a opção ligado e parcialmente ligado é o tempo de acção, sendo ligeiramente retardado quando optamos pela segundo modo.

Para ajudar, a direcção revela aquela atitude vaga junto ao ponto central típica dos sistemas de esferas recirculantes, muito embora, curiosamente, a estabilidade direccional seja mais positiva à velocidade máxima do que a 90 km/h.

Em contrapartida, o conforto de rolamento atinge níveis elevados, sobretudo em bons pisos, nos quais está ausente muita daquela aspereza típica dos TT de chassis separado. De facto, não fosse o ruído proveniente da capota em lona (que acima dos 100 km/h se sobrepõem facilmente ao rádio), o Wrangler até podia merecer o adjectivo de refinado.

A disponibilidade de força a baixo regime é um bom aliado e a altura ao solo mais elevada desta geração são dois bons aliados quando partimos à aventura, mas os pneus de SUV com vocação estrada limitam a tracção disponível e dificultam a progressão em terrenos mais arenosos, até porque o módulo de controlo de tracção não se revela muito eficaz quando o piso é pouco compactado.

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