quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Volkswagen Touran 1.9I TDI BlueMotion Highline 7L.

Volkswagen Touran 1.9I TDI BlueMotion Highline 7L. - A família Bluemotion em Portugal está maior, agora que o Touran recebe o “apelido” que distingue os VW mais amigos do ambiente. Face ao anterior Touran 1.9 TDI de 105 cv, o truque desta variante resume-se à conjugação de ligeiras alterações na aerodinâmica, na gestão do motor e na transmissão, o que culmina num melhor rendimento mecânico e no decorrente menor impacto poluente. E isso acarreta ganhos em duas frentes: o ambiente é menos sobrecarregado pela utilização deste Touran e, porque o cálculo do ISV também incide sobre as emissões de CO2, o cheque deixado no concessionário é cerca de 1800 euros mais “leve”.

Neste caso, tratando-se da configuração de sete lugares e do nível de equipamento mais avultado, o preço é de 33 117 euros, mas 29 mil euros já lhe dão acesso a um Touran Bluemotion, de cinco lugares, com uma filosofia mais espartana.

A versão Bluemotion baseia-se no Touran 1.9 TDI de 105 cv, mas a VW não entra em grandes detalhes quanto às alterações implementadas.

Diz-nos apenas que os ligeiros aperfeiçoamentos na carroçaria e a suspensão rebaixada melhoram a prestação aerodinâmica em mais de seis por cento, que os pneus Michelin Energy rodam com pressões mais altas para diminuir o atrito e que a nova programação para a gestão do motor permite adoptar um escalonamento mais longo para a caixa de seis velocidades.

Tudo isto visa uma melhor rentabilização energética, mas só com um estilo de condução consentâneo é que as mais-valias se revelam na sua plenitude. É por isso mesmo que a VW equipa o Touran Bluemotion com um indicador da “mudança ideal”, para ajudar o condutor a adoptar uma atitude mais ecológica.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker