Opel Corsa GSi 1.6 Turbo - O Opel Corsa GSi ganhou fama no mundo dos pequenos desportivos desde a sua primeira geração. Estávamos então no fim da década de 80 e desde o seu nascimento, em que usava um 1.6 com 100 cv e pesava pouco mais de 800 quilos, até agora, muita coisa mudou. Em tempos, chegou a possuir um 1.8 com 125 cv, mas hoje volta a ter montado um 1.6 desta feita, sobrealimentado, cujo turbo ajuda a debitar 150 cv de potência. Actualmente com 1100 quilos de peso, a relação peso/potência continua a ser muito interessante e as prestações prometem estar num patamar elevado.
Com uma aparência mais discreta face ao seu “irmão”, este GSi consegue apresentar uma imagem desportiva sem extravagâncias. As jantes de 17 polegadas são específicas desta versão, tal como os pára-choques e o aileron traseiro. Lá dentro, o volante é da cor da carroçaria na zona inferior, os cintos surgem igualmente tingidos e os bancos recebem zonas com igual coloração.
Em condução desportiva, tudo melhora. A direcção é precisa (ainda que demasiado sensível) e até o pedal do travão ganha consistência. O Corsa GSi entra bem em curva e a traseira roda sempre que desejamos, mas as reacções não são tão lineares quanto o desejado; existe algum “torque steering” e as travagens em apoio sofrem de alguma imprecisão com a intervenção da distribuição da travagem. Seja como for, curvamos rápido com este Corsa, que tem no motor 1.6 turbo uma boa ajuda para animar o andamento.
Mesmo com o controlo de estabilidade ligado conseguimos obter um estilo de condução rápido, com as saídas das curvas a requererem a intervenção do sistema para minimizar as perdas de tracção. Mas só quando optamos por ter estas ajudas desligadas é que podemos obter todo o sumo que o Corsa GSi tem para dar.
Bem equipado e com um preço competitivo face à concorrência, o Corsa GSi pode não conseguir ser a referência, mas é uma opção válida para quem procura um carro com estas características.
Com uma aparência mais discreta face ao seu “irmão”, este GSi consegue apresentar uma imagem desportiva sem extravagâncias. As jantes de 17 polegadas são específicas desta versão, tal como os pára-choques e o aileron traseiro. Lá dentro, o volante é da cor da carroçaria na zona inferior, os cintos surgem igualmente tingidos e os bancos recebem zonas com igual coloração.
Em condução desportiva, tudo melhora. A direcção é precisa (ainda que demasiado sensível) e até o pedal do travão ganha consistência. O Corsa GSi entra bem em curva e a traseira roda sempre que desejamos, mas as reacções não são tão lineares quanto o desejado; existe algum “torque steering” e as travagens em apoio sofrem de alguma imprecisão com a intervenção da distribuição da travagem. Seja como for, curvamos rápido com este Corsa, que tem no motor 1.6 turbo uma boa ajuda para animar o andamento.
Mesmo com o controlo de estabilidade ligado conseguimos obter um estilo de condução rápido, com as saídas das curvas a requererem a intervenção do sistema para minimizar as perdas de tracção. Mas só quando optamos por ter estas ajudas desligadas é que podemos obter todo o sumo que o Corsa GSi tem para dar.
Bem equipado e com um preço competitivo face à concorrência, o Corsa GSi pode não conseguir ser a referência, mas é uma opção válida para quem procura um carro com estas características.
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